Você já viu como as molas fazem parte do nosso dia a dia?

São muitos os tipos de molas no nosso cotidiano, e para cada tipo é atribuído a diferentes máquinas no nosso dia a dia. Desde o teclado do computador, botão de campainha, até o sistema de funcionamento de um carro, todos utilizam molas para seu funcionamento.

Elas são elásticas e tem o objetivo de armazenar a energia mecânica, além disso ela mudam de forma, e isso é consequência de uma ação de uma força externa, sendo que, quando a força é retirada, elas voltam ao seu formato normal.

Normalmente as molas são fabricadas tendo sua matéria prima aço ou outros materiais resistentes, porém existe outros equipamentos feitos de borracha por exemplo, que fazem a mesma função de uma mola.

Existe muitas maneiras de fabricar uma mola, seja elas de forma artesanal ou por meio de máquinas automáticas, essas ultimas com produzem as molas com maior rapidez, em grande escala e com qualidade.

Em relação ao nosso dia a dia, podemos observar que as molas do tipo espiral por exemplo, é utilizada em carros, mais precisamente nos cintos de segurança, portas, fechaduras, mecanismos onde se tem o acionamento automático e furadeiras.

Essas molas são também chamadas de molas de fita, elas são fabricadas em forma de fitas de aço inox ou carbono, com formato achatado, além de suas dimensões serem variadas, de acordo com as necessidades e onde essa mola vai ser empregada. O uso dessas molas é bem semelhante às molas de chapa.

A molas de tração são utilizadas também no nosso dia a dia, e como as molas tipo espiral, elas são encontradas nos carros. Mas não só neles, como também em balanças, aparelhos de exercícios físicos, eletro domésticos, ratoeiras e máquinas industriais.

Elas têm como objetivo aplicar uma determinada força, quando essas são estiradas em um determinado comprimento. Essas molas são altamente resistentes, muito utilizadas em segmentos que fazem trabalhos com materiais mais pesados, que requer mais força.

Outro tipo de mola que faz parte do nosso cotidiano, são as molas de torção. Elas são usadas em nossos prendedores de roupas, porta de garagem que tem dispositivos automáticos, eletrodomésticos, entre outros equipamentos que utilizamos no dia a dia. Seu mecanismo faz com que elas girem em torno do próprio centro, exercendo uma força de torque. As molas de torção exercem uma força potencial elástica.

Já a mola helicoidal, é uma barra feita de aço, essa barra é enrolada em torno de um eixo, ela tem como função absorver impactos, suportar peso e dar altura a veículos. Tem formatos de hélice cilíndrica.

São usadas principalmente em automóveis, além de serem utilizadas em elevadores, máquinas agrícolas e industriais, eletrodomésticos, compressores, entre outros equipamentos que são utilizados no cotidiano de diversos setores.

A importância das molas em veículos

Como podemos observar, as molas fazem parte do nosso cotidiano em vários setores, e não poderíamos deixar de falar de uma área tão importante no dia a dia das pessoas, ou seja, o setor de transporte e locomoção.

O sistema de suspensão de um veículo é essencial para manter a segurança e a dirigibilidade dele. Por isso, as molas de uma suspensão de veículos têm como principal objetivo suportar o peso e absorver possíveis impactos devido a buracos e outras irregularidades que estão presentes nas vias.

Outros tipos de mola

Podemos encontrar molas até em colchoes, que utilizam a tecnologia das molas para dar mais conforto a quem utiliza. Geralmente as molas ensacadas são as mais famosas, por apresentarem uma tecnologia que transmite mais conforto.

Essas molas são revestidas de maneira individual e agrupadas de maneira que se tenha a maior quantidade possível de molas. Assim, é possível ter um colchão bem flexível e confortável.

Encontramos molas também em sofás, geralmente as mais utilizadas são as que tem o sistema bonnel, que tem formato biônico que oferece uma maior resistência, o que ajuda na conservação do sofá.

Por mais que sejam flexíveis, essa tecnologia proporciona uma maior durabilidade, ou seja, a partir do sistema de molas que utiliza a energia mecânica, por mais que elas deformem com o peso, seu sistema permite que elas voltem ao seu formato original sem nenhuma mudança de altura. 

Essenciais no cotidiano, conseguimos identificar vários tipos de molas sendo utilizados para atender a diferentes necessidades da nossa rotina, sendo que, para determinada utilização, temos um tipo de mola com diferente função, ou seja, elas são específicas.

Podemos encontrar molas no dia a dia em coisas que nem imaginamos, desde um teclado de computador, suspensão de um carro, até um botão, elas estão por toda a parte armazenando energia mecânica, seja para acionar um dispositivo, amortecer um impacto ou proporcionar uma noite de sono confortável, as molas como podemos ver, fazem parte do nosso dia a dia bem mais que podemos perceber.

Interessante não é mesmo!? Espero que tenha gostado do conteúdo, qualquer dúvida estamos a disposição.

One thought on “Você já viu como as molas fazem parte do nosso dia a dia?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>